quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tutorial: Coaster

Eu já passei por várias fases na costura:
Aos 14 anos fiz um curso de corte e costura com método e réguas e cheguei a fazer até blazer com ombreiras(anos 80!) e me lembro de costurar com método mas sem paixão...
Depois disso passei anos sem nem me lembrar que um dia costurei.
E um dia ao tentar reproduzir um desenho meu,redescobri o feltro,a costura e (re)comecei a costurar enlouquecidamente :





Isso aí só podia me causar uma dor horrenda na coluna,e me afastou da máquina de novo.
Mas voltei a costurar roupas para família por prazer , me rendi ao vício dos paninhos e abri a panos e panos. E novamente fiquei sem tempo para costurar!
Assim o  blog surgiu para compartilhar dicas e ensinar um pouco de costura, e de quebra, toda semana me comprometer a ter tempo para costurar, mas eu sempre que pego na máquina fico igual ao gatinho aí de cima.
Por isso esta semana fiz um tuto fácil e rápido mas de grande efeito! Estes eu fiz especialmente para alguém que tem 6 cães em casa.Imagina se ela gosta de cachorrinhos!

Se você está começando a costurar é uma ótima peça para se fazer:

Coaster

4 quadrados de 14x 14cm de tecido da sua preferência

4 quadrados de 14x14 cm nylon dublado

O nylon dublado geralmente é vendido em casas de plásticos
Ele tem um lado como uma espuminha e a outra parte lisa em nylon.

Risque na espuminha do nylon um quadrado um centimetro menor, a diferença será a sobra da costura.
Assim você vai desenhar um quadrado de 13x 13 cm.Coloque a parte direita do tecido e a do nylon juntas e costure por cima da marca que você fez, em cada quina pare a máquina,gire e continue para fazer os cantinhos perfeitos .

Ao chegar a última quina ,costure uns 3 cm levante o pé da maquina deixe 5 cm se costurar e termine a costura até encontrar a linha incial.O buraquinho que fica é o espaço para desvirar o nosso coaster.

Corte cada quina do coaster assim:

Agora desvire a peça pelo espaço que você deixou sem costurar acertando as quinas com um palito de churrasco ou uma agulha de tricô e ficará assim:
Agora coloque no ponto tamanho 5 da máquina(um ponto mais compridinho ----) e costure em volta do coaster, fazendo o acabamento e fechando a parte que você tinha deixado para desvirar.


Fiz um zig zag na beirinha de um deles...Este tecido é importado ,mas infelizmente está esgotado na loja. Mas você pode usar qualquer tecido de sua preferência , é ótimo fazer com uma estampa que seja do agrado de quem vai ganhar.

Aproveite e faça!
Beijokas
Andrea











6 comentários:

  1. Olá Andrea!
    Estou amando seu blog!Está lindo de tudo!
    Também tenho um blog, com a temática vintage lifestyle,venha me visitar?
    http://helopiercer.blogspot.com.br/

    Beijos querida e sucesso com seu blog lindo!^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helô!
      Seu blog é tudo de bom ,já estou seguindo!
      Bjks

      Excluir
  2. Oi!
    Sabe que também passei anos sem costurar? Meu marido até duvidou de mim, quando comentei que estava com vontade de costurar!
    Estou adorando seu blog! Amei esse tecido, amo bichos, rsrs!
    Bjussss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moni!
      Engraçado isso,né?Hoje marido se orgulha das minhas costurinhas...

      Beijokas e volte sempre!

      Excluir
  3. Oi Andrea.
    ganhei uma máquina (desejo antigo), mas sofrendo para começar. Adorei seu porta xícara, quem sabe um dia eu chego lá...
    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!
      Estou preparando vários tutoriais, para quem esta começando a costurar.
      Tenho certeza que daqui a pouco você terá orgulho de suas criações.Bjks Andrea

      Excluir