sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dia de panela! Pimenta em Conserva

Eu gosto muito de usar molho de pimenta em sopas, em petiscos...delícia! Eu sempre tenho em casa o molho de pimenta da marca Tabasco, gosto muito! Mas desde que plantei alguns pés de pimenta malagueta em casa, comecei a fazer pimenta em conserva e como é bom usufruir de algo que você cuida com carinho :D. 
Lá vou eu dizer de novo para vocês aproveitarem um espaço ocioso do quintal... mas pode ser plantado em um vaso,eu tenho duas pimentinhas em uma floreira.
Não tem mistério comprei um envelope de pimentas,segui as instruções,  e elas estão lá firmes e fortes.
A da floreira neste dia tinha pego sol demais e estava esmirradinha ,mas é só regar e ela fica verdinha de novo(a flor vermelha ao lado são gerânios e em primeiro plano desfocado minhas lavandas)
 Já a pimenteira plantada no chão já tem quase 1 metro de altura:
Então toda semana tenho um tanto de pimenta assim:

Nada melhor então  do que fazer conservas de pimenta.
O primeiro passo é esterilizar o vidro que você vai usar para a conserva. Eu lavo bem a tampa e os vidros,uso vidros de azeitona e de geléias. Coloco água suficiente para cobrir os vidros que quero esterilizar em uma panela grande , coloco um pedaço de pano de saco limpo no fundo da panela coloco os vidros e as tampas, e deixo fervendo por 15 minutos.
Retiro com um pegador de massa, deixo secar em cima de um pano limpo de cabeça para baixo.
Enquanto isso retiro os cabinhos das pimentas e as deixo por 15min em uma solução de 1 litro para uma colher de chá de água sanitária, feito isso ,as lavo novamente e  as seco bem com um pano limpo.

Agora vamos montar a conserva.
Temos duas opções: Usar vinagre branco(lembrando que o vinagre  depois de aberto tem de ser conservado na geladeira,para não proliferar bactérias) ou azeite.

Coloque as pimentas no vidro , e no final uma pitada de sal e preencher com azeite(fica mais espesso ,perfeito para acompanhar em sopas e carnes) ou vinagre (mais fino ,ótimo acompanhamento para arroz e saladas). Podemos "temperar" a conserva acrescentando azeitonas,folha de louro e mini cebolas.Fica a seu gosto.

Após fecharmos a conserva eu gosto de esperar um mês antes de consumir, ficam mais saborosas.Essa conserva pode ser feita com outras variedades de pimenta, ficam ótimas também :D
Já preparei alguns vidros ,só falta uma capinha de tecido para a tampa.
Faço uma para casa e dou outras de presente.É ótimo presente, todo mundo que recebe fica encantado!
Para fazer as tampinhas vou usar este tecido de pimentas
Um bom fim de semana a todos!
Beijokas






Nenhum comentário:

Postar um comentário